segunda-feira, 13 de junho de 2011

o que foi o cesaropapismo


Cesaropapismo foi um sistema de relações entre a Igreja e o Estado em que ao chefe de Estado cabia a competência de regular a doutrina, a disciplina e a organização da sociedade cristã, exercendo poderes tradicionalmente reservados à suprema autoridade religiosa, unificando tendencialmente as funções imperiais e pontificiais em sua pessoa. Daí decorre o traço característico do cesaropapismo que é a subordinação da Igreja ao Estado que chegou a atingir as vezes formas tão extremas que levou a Igreja a adotar cânones proibindo o Estado de exercer poder eclesiástico, isso no âmbito doutrinal da Igreja.
A ideologia do cesaropapismo se assenta na idéia imperial política bizantina de querer usurpar a autoridade conciliar e o poder papalsobre a Igreja, na qual a política secular e religião são entidades indissolúveis em que o sagrado é parte do temporal, de que o Imperador ("chefe de Estado") é chefe da Igreja.
Esse fenômeno é tipicamente cristão, não se aplicando a outras civilizações como a islâmicachinesaindianajaponesa. O cesaropapismo somente existiu em ambientes históricos em que havia o Império e a Igreja em cena, e após o século XVI nos paísesprotestantes.

12 comentários:

  1. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom, ajudou muito. Foi o único local que deixou bem explicado e de uma maneira resumida.
    Amei, meus parabens.

    ResponderExcluir
  2. Pocha em assuntos do 1° ano e eu sou 7° ano
    Ameeeeeeeei,MINHA SALVAÇÃO!

    ResponderExcluir
  3. Adorei. Eu tava mais perdida que discurso da Dilma, mas isso me salvou! Kkkk

    ResponderExcluir
  4. Adorei. Eu tava mais perdida que discurso da Dilma, mas isso me salvou! Kkkk

    ResponderExcluir
  5. Amei foi o único que ajudou, não sei nem como agradecer

    ResponderExcluir
  6. Copiou tudo da Wikipédia. Isso é um plágio, vou denunciar.

    ResponderExcluir