segunda-feira, 13 de junho de 2011

o que foi o cesaropapismo


Cesaropapismo foi um sistema de relações entre a Igreja e o Estado em que ao chefe de Estado cabia a competência de regular a doutrina, a disciplina e a organização da sociedade cristã, exercendo poderes tradicionalmente reservados à suprema autoridade religiosa, unificando tendencialmente as funções imperiais e pontificiais em sua pessoa. Daí decorre o traço característico do cesaropapismo que é a subordinação da Igreja ao Estado que chegou a atingir as vezes formas tão extremas que levou a Igreja a adotar cânones proibindo o Estado de exercer poder eclesiástico, isso no âmbito doutrinal da Igreja.
A ideologia do cesaropapismo se assenta na idéia imperial política bizantina de querer usurpar a autoridade conciliar e o poder papalsobre a Igreja, na qual a política secular e religião são entidades indissolúveis em que o sagrado é parte do temporal, de que o Imperador ("chefe de Estado") é chefe da Igreja.
Esse fenômeno é tipicamente cristão, não se aplicando a outras civilizações como a islâmicachinesaindianajaponesa. O cesaropapismo somente existiu em ambientes históricos em que havia o Império e a Igreja em cena, e após o século XVI nos paísesprotestantes.

2 comentários:

  1. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom, ajudou muito. Foi o único local que deixou bem explicado e de uma maneira resumida.
    Amei, meus parabens.

    ResponderExcluir
  2. Pocha em assuntos do 1° ano e eu sou 7° ano
    Ameeeeeeeei,MINHA SALVAÇÃO!

    ResponderExcluir